Fale Conosco pelo WhatsApp


BRA – Laboratório de Citologia

Analisando o cenário atual do laboratório do nosso cliente, inúmeros fatos sugeriam a existência de problemas operacionais, econômicos e, principalmente, de satisfação dos clientes. Uma equipe de projeto foi formada entre colaboradores do cliente e consultores da Xpand. Mapeamos todos os processos minuciosamente para elaborar e implementar as seguintes contramedidas:

  • Trabalho de Campo (Gemba) & Implementação do Fluxo Contínuo;
  • Eliminação de tempos de espera longos, sincronização dos processos;
  • Levantamento da produtividade real, meta por leitura lâmina/hora;
  • Implementação efetiva de acordos (SLA) setoriais, com protocolos e fluxos claros;
  • Implementação de TP (Trabalho Padronizado) + GD (Gerenciamento Diário, Rounds);
  • Definição de estrutura organizacional e gestão efetiva sobre pessoas, processos, qualidade, metas e satisfação dos clientes/colaboradores.

Também elaboramos um Plano de Ação, com clareza nas atribuições e linha de tempo factível. Para se garantir o sucesso, foi fundamental a implementação e execução rigorosa do PDCA. Como resultado esperado, podemos citar:

I. Satisfação do Cliente, entregando o laudo do exame dentro do prazo acordado;
II. Melhoria da lucratividade, aumentando a produtividade e o correto escalonamento dos profissionais de acordo com a demanda e, principalmente, via implementação do Fluxo Contínuo;
III. Melhoria da Qualidade, em todos os sentidos, como melhoria técnica, diminuição de desperdícios, melhoria de gestão, implementação de KPIs, etc.

ESTUDOS DE CASO