O petróleo é de extrema importância para a sociedade moderna. Se você já leu alguns dos nossos artigos, já sabe bem disso. Com os mais diversos usos e sendo uma 3das principais fontes de energia do planeta, tanto para meios de locomoção, quanto para a indústria, é natural que essa fonte de energia seja muito disputada. Quem são os principais players nessa disputa pelo petróleo? Qual o impacto dessas disputas nos preços dessa commoditie? Como, atualmente, o petróleo é precificado?
Com certeza, você já lembrou dos Estados Unidos, e da OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo). Tanto políticas macroeconômicas dos EUA, quanto da OPEP, foram determinantes para os preços do petróleo durante diversos anos. Alguns exemplos das intervenções e fatos que alteraram drasticamente os preços, dos dois lados, são:
O gráfico “Petróleo USD/BARRIO” demonstra bem o que, todas essas intervenções, fizeram com os preços do petróleo. Momentos de grande queda e de picos são mais comuns que as empresas gostariam.
O petróleo, assim como outras tantas commodities, é negociado nas bolsas de valores ao redor do mundo. Há duas grandes referencias para a precificação do petróleo, o BRENT e o WTI (sendo este último, onde o petróleo foi cotado à preços negativos no começo deste ano). As diferenças entre os dois podem ser melhor explicadas a partir da tabela a seguir: