Qual a importância da transformação digital nas empresas?

A definição da transformação digital nas empresas, nada mais é, do que o uso da tecnologia para otimizar os processos das empresas e, levando em conta que o mundo está passando pela maior revolução digital de sua história, sendo a pandemia, a grande propulsora desse feito, é muito importante que você conheça esse termo. Mas o fato não é só implantar a soluções tecnológicas, e sim, formar um pensamento aberto, inovador, visando as facilidades que a automatização pode trazer.

A Magazine Luiza é um grande exemplo. A varejista, em 2019, obteve um lucro de quase 1 bilhão de reais. O crescimento estrondoso está relacionado ao processo de transformação digital, que permitiu que a empresa deixasse as lojas físicas para se tornar uma referência no e-commerce.

Com a adoção de uma cultura digital, a Magalu adotou uma plataforma de dados, para definir os clientes com maior potencial de compra, rentabilidade e relevância. A partir dessas informações, é feita a comunicação com esses consumidores por meio de mídia programática, canais de vendas e listagem.

O Nubank é um outro case de sucesso, que através do processo de digitalização, desde a sua fundação, foi capaz de romper com a alta burocracia, falta de transparência, excesso de taxas e outras queixas comuns aos clientes de instituições financeiras.

Nota-se que a mudança na cultura organizacional é necessária para que as empresas acompanhem as mudanças, de fato. É importante promover novas maneiras de trabalho que ofereçam autonomia, aprendizado contínuo e ambientes de trabalho abertos, além de comunicar com frequência o propósito da transformação.

Abaixo, um exemplo de cultural organizacional antes e depois da transformação digital.
exemplo de cultural
Com base nesses exemplos, fica visível a importância de as empresas acompanharem a transformação digital, visto que os processos organizacionais são afetados.

Benefícios da Transformação Digital
Um dos benefícios já mencionados é a inovação e pensamento aberto, além de agilidade nas entregas, flexibilidade e adaptabilidade nas constantes mudanças das empresas. Vejamos abaixo um comparativo de benefícios:
benefícios
Não menos importante, a transformação digital proporciona redução de custos e aumento de lucro, isso graças a filosofia Lean e aumento de produtividade das equipes, que acabam sendo orientados a trabalhar de forma mais inteligente.

O conceito de transformação não é somente uma aplicação tecnológica dentro da empresa, mas sim, uma mudança cultural na organização - mente mais aberta e antenada no mundo digital.

Nesse cenário você terá uma empresa mais enxuta, colaborativa e eficiente, rompendo silos organizacionais sem sentido. A transformação não é o futuro, mas sim, o presente. Para continuarem vivas, precisam dar o máximo de atenção nessa tendência.