Por que o Lean é importante nas empresas?

Uma das perguntas que mais recebemos na Xpand Consultoria é se vale a pena implementar Lean nas empresas. Como melhor resposta, podemos citar pelo menos 6 empresas globalmente conhecidas, big players, benchmarks!

Como 1ª empresa, devo citar a Toyota, claro, por ter trabalhado a quase duas décadas neste grupo e pelo pioneirismo dela. Sem este pioneirismo, certamente, a indústria automobilística não evoluíra com tanta rapidez e qualidade como vimos ao longo dos anos.

O Lean é uma filosofia de gestão derivada do Sistema Toyota de Produção (TPS), um sistema integrado que compreende filosofia e práticas de gestão. O TPS ajudou a criar uma estrutura organizacional focada em integrar pessoas com as tecnologias disponíveis no local do trabalho. Também conhecido como Toyota Way, os principais objetivos do Sistema Toyota de Produção são prever com antecedência sobrecarga e inconsistências e eliminar o desperdício. O desperdício não se refere apenas a materiais, mas também ao tempo do consumidor esperando por um produto ou serviço e até mesmo desperdício de movimento.

A 2ª grande empresa é a Nike, que é outra das empresas que aplicam o Lean com muito sucesso!
Assim como outros negócios, a Nike conseguiu obter menos desperdício e maior valor para o cliente, além de outros benefícios inesperados. A implementação do Lean tem reduzido em 15% as práticas de trabalho ruins nas fábricas da empresa localizadas globalmente. Bem como valorizou o esforço das equipes de trabalho. Essa motivação do time influenciou positivamente a performance da empresa como um todo.

A metodologia Lean também reforçou a conscientização ambiental da Nike que já trabalhou com ONGs e fabricantes parceiros em projetos de sustentabilidade como a Fair Labor Association, com quem a Nike criou indicadores de desempenho e fornecimento sustentável e a Sustainable Apparel Coalition em parceria com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e outros fabricantes para economizar dinheiro em energia e materiais residuais.

A 3ª empresa é a John Deere que aplica Lean com sucesso no setor de produção de equipamento industriais, máquinas e implementos agrícolas.
Para alinhar sua produção com os princípios Lean, a empresa que é a maior fabricante de produtos agrícolas do mundo, investiu um orçamento de US$ 100 milhões. A filosofia de gestão Lean transformou os processos e, principalmente, a mentalidade da equipe de engenharia de fabricação, identificando atividades que não agregavam valor e eliminando-as. Muitos mecanismos de controle de qualidade foram 100% automatizados, o que resultou em mais peças verificadas quanto a defeitos em um período mais curto. O resultado foi mais produtos saindo diariamente e oferecidos ao consumidor por um preço menor. O Lean também foi usado para monitorar a produção de cada parte do processo de produção. Isso permitiu que a empresa passasse a não produzir mais do que o necessário e gastar materiais valiosos no processo.

Pessoalmente, conheci uma das maiores fábricas da John Deere em Waterloo, Indiana, onde a empresa tem parceria de equipamentos de movimentação de materiais da Toyota, na sua grande maioria empilhadeiras. Com o Gemba (verdadeiro lugar/ trabalho de campo), tive a constatação da implementação do Lean na John Deere!

A 4ª empresa é a Intel, simplesmente a maior fabricante de soluções e produtos de informática do mundo, das gerações de processadores, passando por softwares até computador e notebooks, a Intel é uma das empresas que aplicam o Lean para fornecer soluções de qualidade.

Trabalhando com itens tão precisos e técnicos, a Intel logo percebeu que produzir mais, porém com qualidade inferior não era o caminho para melhorar os lucros e aumentar a satisfação do cliente. A partir do momento em que passou a implementar técnicas de controle de qualidade e de redução de resíduos, a Intel se tornou uma das empresas que aplicam Lean muito sucesso!

A 5ª empresa é a icônica Ford!
Henry Ford foi o fundador da empresa automobilística Ford e um visionário que lançou as primeiras discussões sobre resíduos nos anos 1910. O que torna a companhia outra das empresas que aplicam Lean com sucesso até hoje.

Em sua autobiografia intitulada “Minha vida, minha obra”, Ford escreveu sobre um fazendeiro carregando água em uma escada, ao invés de instalar canos para evitar o “movimento desperdiçado”. Assim, ele mostrou como gastos em melhorias geram um aumento na eficiência e redução de desperdícios.

A 6ª empresa que aplica o Lean com muito sucesso e, uma das maiores empresas de bens de consumo que é a Kimberly-Clark.
A implementação da metodologia Lean veio com a ajuda de uma consultoria terceirizada que revisou todo o processo de logística da empresa.
Antes disso, os funcionários da fábrica estavam insatisfeitos com os longos turnos e as horas extras e o absenteísmo estava em 10%. O Lean fez com que a Kimberly-Clark gastasse mais em envolvimento e desenvolvimento da equipe, o que significou uma redução no absenteísmo e uma melhoria na eficiência trazida pela elevação da moral de todos.

Portanto, sim, vale a pena implementar Lean na sua empresa! Aqui, vale a recomendação em introduzir o Lean com pequenas práticas para que as pessoas, clientes internos e externos, percebam passo a passo o valor real do Lean. Assim, com as sucessivas práticas, o valor agregado em todos os processos, produtos ou serviços a longo prazo torna-se cultual.