Estamos adentrando o último trimestre do ano de 2020 e as incertezas sobre essa pandemia estão diminuindo, existe a possibilidade de vacinação ainda esse ano, enquanto isso, o número de casos e mortes segue aumentando, uma vez que as medidas de isolamento social e de quarentena tenham sido flexibilizadas ao longo do tempo, tanto por motivos socioeconômicos quanto por motivos psicológicos.
e espaços, demandando gastos com aluguéis, focando mais no trabalho executado e saúde dos colaboradores.
Do ponto de vista logístico e da cadeia de suprimentos o impacto foi grande, com restrição à circulação de pessoas pelas fronteiras fechadas dos países e pelo lockdown. Surgiu a necessidade para as empresas de logística aplicarem planos alternativos que garantissem a manutenção da operação, com, em alguns casos, o aumento das vendas dos serviços ou produtos. Ao mesmo tempo que era necessário entender como precificar melhor os transportes, em decorrência da diminuição no preço do petróleo. Do ponto de vista dos compradores, foi importante buscar uma diversificação de fornecedores, para que situações imprevisíveis, como a pandemia, não abalem a sua operação e que diminua o risco de atraso nas entregas, ao mesmo tempo que buscavam reduções nos preços, em razão de combustíveis mais baratos.
precisa ser estimulado, visando não apenas a conquista de novos mercados e fontes de receita, mas também a construção de soluções mais dinâmicas e colaborativas, habilidades que serão cada vez mais requisitadas nos próximos anos.